Reabertura só foi possível com a compra de itens exigidos por decreto municipal e adequação de espaços oferecendo segurança aos fiéis

Desde o início do mês de agosto, as celebrações foram reabertas à participação presencial dos paroquianos. Uma espera de mais de 5 meses que teve fim graças ao esforço conjunto das comunidades em adquirir itens exigidos por decreto municipal com normas de prevenção ao contágio do Coronavirus, tais como o termômetro digital a laser, tapetes sanitizantes e toten com álcool em gel que foi doado pela empresa CNT Fiber.


Além dos itens adquiridos, as comunidades precisaram se adequar à nova realidade. O número de fiéis que podem frequentar a Missa diminui em 70%, ou seja, cada igreja pode receber apenas 30 % da capacidade de lotação. Para obedecer a essa regra bancos foram substituídos por cadeiras e foi criado um sistema de agendamento. Quem quiser participar da Missa presencialmente precisa ligar e agendar a data e horário da participação.


Outra exigência feita pelo decreto municipal e cumprida pela paróquia é que apenas pessoas com mais de 12 anos podem participar presencialmente das Missas. Todas as pessoas, incluídas as envolvidas na liturgia, devem usar máscara de proteção individual que cubra o nariz e a boca durante todo o tempo em que estiverem na igreja. A Eucaristia passou a ser distribuída na mão por um ministro, após profissão de fé comunitária e depois de um membro da liturgia ter oferecido álcool em gel para que cada pessoa higienizasse as mãos. Os banheiros estão temporariamente fechados.


Abraços, cumprimentos com as mãos e qualquer tipo de toque foram desaconselhados. Para evitar aglomerações, a saída da igreja começou a ser feita fila a fila, organizada por um membro da liturgia e nenhum material impresso é distribuído nas celebrações.


Mesmo com todas as mudanças, o retorno das Missas presenciais foi uma grande alegria para todos. Para quem ainda não se sente seguro em participar ou ainda não pode, as Missas da Matriz de São José Operário estão sendo transmitidas pelo canal do Youtube e pelo site.


Confira os horários das Missas, agende sua participação:
Matriz:

Quinta: 19h30
Domingo: 8h – presencial e transmitida pelo Youtube

São Francisco
Sábado: 18h

Nossa Senhora de Fátima:
Domingo 19h30

Categorias: Notícia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *